História

A Origem.


A cia. de Teatro Itapoart's(formação antiga)
A Cia. de Teatro Itapoart's foi fundada por Bráulio Lima, em 13 de abril de 2001. Na ocasião, Lima, junto ao ator Mamédio Santhy adaptaram um texto da Paixão de Cristo para que essa pudesse ser encenada na cidade de Itaporanga D'Ajuda. O espetáculo foi realizado, mas eles decidiram não abandonar o palco. Contagiados pela magia do teatro, reuniram jovens com dons artísticos interpretativos, e assim surgiu o primeiro o elenco do Grupo de Teatro Promagia (primeiro nome da Companhia de Teatro).


Mudança de nome.

O nome Promagia não durou muito tempo, e logo cedeu espaço para o atual nome Cia de Teatro Itapoart's, aproveitando o nome da cidade de origem. A criação foi elaborada em reunião com a equipe diretiva da época. Entre as sugestões, o nome ITAPORATES, sugerido pela atriz Cláudia Eliodório, foi remodelado para ITAPOART"S.
O novo nome logo projetou o grupo no Estado de Sergipe.

Os Festivais Culturais

O primeiro festival cultural em que a Cia. de teatro Itapoart's se apresentou foi o Encontro Cultural de Itaporanga D'Ajuda, com o espetáculo " O Mistério da Maleta". O sucesso do espetáculo foi tamanho que a Cia. resolveu investir em festivais culturais sergipanos. Apresenteou-se posteriormente no FASC- Festival de Artes de São Cristóvão, com o espetáculo "Realidade ou Ficção", uma mensagem ecológica muito interessante em forma teatral. No ano seguinte, fez sua estreia no Encontro Cultural de Laranjeiras, de onde marca presença até hoje.

O ator Mamédio Santhy vive Arquilino, em Realidade ou Ficção (FASC)

Além Fronteiras

Aquele grupo, que começou na pequena cidade de Itaporanga D'Ajuda, logo ganhou espaço nacionalmente. Inscrevendo-se em prêmios e festivais por todo o país, chegou a ganhar grandes premiações, como o Prêmio Myrian Muniz de Teatro 2008 (da Funarte) e o CENYN de ouro 2008 (Oscar do Teatro).

A Atriz Lia Moarais nos bastidores da entrega do CENYN de Ouro.

Outras atividades

além de apresentar-se em festivais, a cia de teatro Itapoart's também já promeveu:
1) Ginacana Interescolar "Debate Cultural";
2) Capacitação de Jovens Atores;
3) Realização de um longa-metragem, "O Enigma do Rio".

O ator Robson Mistersilva ministrando Curso de Capacotação de Novos atores no povoado Sapé, em Itaporanga D'Ajuda.

 
Recentemente
 
Hoje a Cia. de teatro Itapoart's prepara-se para inaugurar a sede da ESCOLA ITAPOART'S DE TEATRO, na cidade de Itaporanga D'Ajuda.